На этой странице Вы можете получить подробный анализ слова или словосочетания, произведенный с помощью лучшей на сегодняшний день технологии искусственного интеллекта:
Cneu Júlio Agrícola (em latim: Gnaeus Julius Agricola; 13 de junho de 40 – 23 de agosto de 93 (53 anos)) foi um general romano de origem gaulesa responsável por grande parte da conquista romana da Britânia. Escrito por seu genro Tácito, o livro "De vita et moribus Iulii Agricolae é a fonte primária para a maior parte das informações sobre sua vida. Além disto, ele foi citado também pelo historiador Dião Cássio e aparece em três inscrições encontradas nas ilhas Britânicas, incluindo a Inscrição do Fórum de Verulâmio. Finalmente, uma série de achados arqueológicos no norte da Britânia ajudam a compreender o caminho percorrido por suas campanhas e o dia-a-dia dos romanos na época de Agrícola.
Agrícola começou sua carreira militar na Britânia servindo ao governador Caio Suetônio Paulino e depois assumiu uma variedade de postos civis e militares. Ele foi questor na Ásia em 64, tribuno da plebe em 66 e pretor em 68. Depois de apoiar Vespasiano durante o ano dos quatro imperadores (69), recebeu um comando militar na Britânia como recompensa. Ao final do mandato, em 73, Agrícola voltou para a Roma e foi elevado ao patriciado pelo imperador, que o nomeou governador da Gália Aquitânia. Finalmente Agrícola foi nomeado cônsul sufecto em 77 (não se sabe o período e nem com que colega) e depois governador da Britânia. Foi neste período que ele completou a conquista do território do atual País de Gales e do norte da Inglaterra. Além disso, invadiu a Escócia e construiu fortes por toda a região das Terras Baixas.
Depois de uma carreira inusualmente longa, Agrícola foi reconvocado a Roma em 85 e se retirou da vida pública até sua morte em 93.